domingo, abril 06, 2008

AJUSTE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TEM UMA ENORME RELAÇÃO COM SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO. MELHORE A DIETA E AUMENTE SUA SAÚDE. O sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, orgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças. Como o corpo está constantemente em contato com microorganismos, esse complexo sistema defende o organismo de invasores externos.
Estudos recentes têm associado o impacto positivo da prática regular de exercícios físicos na melhora do sistema imunológico. O exercício de média intensidade está associado à diminuição de episódios de infecção devido a melhoria de funçõesde importantes componentes imunológicos. Porém, vale ressaltar, que quando praticado além de determinado limite, o exercício se associa ao aumento de incidência de doenças infecciosas, notadamente das vias respiratórias. Por outro lado, outros estudos têm mostrado que a alimentação regrada e alguns nutrientes específicos podem beneficiar em muito a resposta imunológica, os quais devem ser priorizados em fases mais intenças de treinamento e competição. Segue abaixo algumas dicas de alimentos e nutrientes que podem auxiliar o sistema imunológico.
  1. Gorduras "boas" (EFA's) - Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associados a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os ômegas 3 e 6, que tem como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes (salmão, sardinha...), óleos (azeite extra virgem...) e castanhas (nozes, castanha do pará e caju).
  2. Carotenóides - Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelhas. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.
  3. Vitamina E - Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos melhoram a resposta imunológica e tambem considerado um antioxidante.
  4. Vitamina C - Tem ação atioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas formulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi entre outras frutas ácidas.
  5. Carboidratos - Tem sido frequentemente associado a melhora do sistema imune, especialmente se suplementado durante treinos longos ou intensos. Deve ser consumido na alimentação de forma fracionada principalmente logo após os treinos.
  6. Probióticos - São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas nas forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.

Tente acrescentar gradualmente estas dicas em seus hábitos alimentares e sinta uma melhora significativa no seu sistema imune.

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