terça-feira, junho 22, 2010

1º Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidade de Combate

No final de semana do dia 12 de junho, aconteceu no Rio de Janeiro o 1° Simposio Nacional de MMA. Foi um grande encontro de lendas nacionais do esporte. Atletas que iniciaram o esporte defendendo uma arte marcial (jiu-jitsu por exemplo) como o grande Mestre Prof. Dr. João Alberto Barreto (Doutor em Psicologia do Esporte e faixa vermelha de Jiu-Jítsu); Carlão Barreto (Comentarista do Canal Combate, faixa preta de Jiu-Jítsu e ex-atleta profissional de MMA)e atletas que enfrentam hoje um novo tipo de ambiente no qual todos os atletas sabem tanto luta de solo quanto trocação como o faixa preta Ricardo Demente e André Galvão. Nem preciso dizer que só tinha fera no Tatame. Me senti dentro dos Boxes da formula 1.
Neste ambiente cheio de atletas que vivenciam a prática, tivemos o prazer de receber informações preciosas a respeito da preparação física de esporte de combate com os Profs. Leandro Paiva (autor do livro "pronto pra guerra), Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio e Prof. Dr. Emerson Franchini todos pesquisadores de respeito nacional e autores de diversos livros de preparação física para judô.
Foram 25 horas de pura troca de conhecimento, com todos os palestrantes se mostrando interessados em responder todos os questionamentos colocados por uma turma de profissionais extremamente interessados e atualizados. Pude perceber que o esporte há de crescer muito nestes próximos 5 a 10 anos. Os atletas estão cada vez mais profissionais, procurando se cercar de pessoas capacitadas em cada área de atuação, como preparador físico, nutricionista, psicólogo, médico, fisioterapeuta entre outros.
Tivemos ainda o prazer de poder participar de 4 mesas redondas:
Evolução Mercadológica do MMA e a possível inserção do MMA, Jiu-Jítsu e Submission nos Jogos Olímpicos. Participantes: Ana Hissa e Marinho (Sensei Sportv); André Araújo (Canal Combate); Olívar Leite (Intheguard TV); Marcelo Alonso (Portal do Vale-Tudo); Eduardo Ferreira (TATAME);
- Psicologia nas Lutas (Aspectos Clínicos e Sociais). Participantes: Prof. Dr. João Alberto Barreto (Doutor em Psicologia do Esporte e faixa vermelha de Jiu-Jítsu); Carlão Barreto (Comentarista do Canal Combate, faixa preta de Jiu-Jítsu e ex-atleta profissional de MMA); Leila Arona (Turismóloga e mãe do atleta Ricardo Arona).
- Avanços e possibilidades nas Modalidades Esportivas de Combate para os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016. Participantes: Prof. Dr. Emerson Franchini (Pesquisador da USP e faixa preta de Judô); Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio (Pesquisador da Unicamp e faixa preta de Judô); Roberto Leitão Filho (Superintendente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas); Daniel Fucs (Árbitro Internacional e Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Boxe); Waldenir Medeiros (Gerente de Esportes da Confederação Brasileira de Taekwondo)
- Perda de “peso” e doping nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate. Participantes: Cristiano Merheb (Médico Nutrólogo de diversos campeões mundiais de Jiu-Jítsu e MMA); Prof. Rogério Camões (Preparador Físico de Campeões internacionais de MMA – UFC e Strikeforce). Nestas mesas redondas foram abordados temas atuais e relevantes de pessoas que vivem e respiram o MMA em sua totalidade.
Mas para fechar com chave de ouro, tive o prazer de ver e ouvir o Sr. Prof. Rogério Camões, que com toda sua humildade misturado com seu estilo Ogrolês de aplicar treino, elevou minha percepção de preparação de atletas de elite a um outro nível. O cara sabe MUITO !!! Ele iniciou com uma parte teórica de fácil entendimento mostrando todas as fases de uma preparação de um atleta de Elite do UFC (Anderson Silva por exemplo) e terminou com uma parte prática de exercícios de difícil execução como o Levantamento Terra e o Encaixe (exercícios que já fazem parte do nosso programa de treinamento).
É isso ai equipe, estamos sempre buscando atualizações com pessoas de alto gabarito. E o mais importante disso tudo foi descobrir que estamos no caminho certo. Estamos fazendo o mesmo treino de preparação que os TOPs do MMA estão fazendo. Obrigado a todos que fazem parte da familia BODYANGEL, porque sem vcs nada disso seria possível. Um grande abraço a todos e segue abaixo algumas fotos do evento.
Grande Mestre Rogerio Camões;
Prof. Dr. João Alberto Barreto (Doutor em Psicologia do Esporte e faixa vermelha de Jiu-Jítsu);
Carlão Barreto (Comentarista do Canal Combate, faixa preta de Jiu-Jítsu e ex-atleta profissional de MMA)
Josuel Distak (responsável pela trocação na X-Gym)
Ricardo Demente (Futuro Campeão Mudial Absoluto de jiu-jitsu).

Nenhum comentário: