08/10/2010

Eu só quero chocolate !!!


Foi anunciado durante o último encontro da associação Americana da Ciência Avançada de São Francisco que o cacau, principal matéria-prima do chocolate, que contem Flavonóides, substâncias antioxidantes que aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro por duas a três horas após a ingestão. Segundo os pesquisadores, com mais sangue circulando no cérebro, pode haver uma redução das perdas de raciocínio e de equilíbrio, mais comum em idosos.
O chocolate ajuda a liberar serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar), contém teobromina, que é estimulante do sistema nervoso central e aumenta a atividade da dopamina, exercendo a função de deixar a pessoa mais ativa.
Estudos clínicos demonstram não só a biodisponibilidade dos polifenois, mas também o impacto favorável nos fatores de risco associados a enfermidades cardiovasculares, com redução do LDL (mau colesterol) e aumento do HDL (colesterol bom).
"O chocolate e os derivados do cacau são ricos em gorduras, carboidratos e proteínas, nutrientes que fornecem energia ao organismo. São boas fontes de vitamina (tiamina-B1 e ácido fólico) e de elementos minerais como potássio, fósforo e magnésio. No chocolate branco e ao leite são encontrados também o cálcio" ressalta a Coordenadora de Ciências e Farmacologia da Universidade de São Paulo Suzana Caetano Laes. Segundo ela, a Teobramina (alcalóide) tem efeito diurético, estimula os músculos cardíacos e tem uma relação notável com os músculos dos brônquios, atuando tambem como estimulante. Além disso, o chocolate tem Triptofano e Magnésio, que estimulão a produção de serotonina, auxiliando nas causas da TPM, causando sensação de bem-estar.
Tantos Benefícios Mas...
Ainda que os benefícios do chocolate não sejam poucos, é preciso ter uma certa cautela na ingetão do doce por causa da gordura e atenção na quantidade de cacau contida em cada pedaço. Quanto mais cacau tiver , em um chocolate, maior será a concentração de flavonóides. Para saber a concentração de cacau em cada chocolate verifique as informações nutricionais do produto. Em geral, para se ter uma boa concentração de flavonóides, é necessário que o chocolate contenha mais que 65% de cacau em cada 100g.
Outro fator a ser observado é o teor calórico contido no chocolate, em seguida vem a quantidade de açucar e as gorduras trans. Em função disso o chocolate deve ser consumido com moderação, dentro de uma dieta balanceada.

E como eu sempre digo a vocês... Vivam com moderação !!!
Grande abraço a todos e bons treinos...

Nenhum comentário: