12/09/2007

Classificação dos Nutrientes

Os nutrientes são obtidos por meio da ingestão dos diferentes alimentos e são classificados em macronutrientes e micronutrientes, de acordo com as necessidades de ingestão necessárias para o ótimo funcionamento orgânico. Dentre os macronutrientes: os carboidratos, as proteínas, as gorduras e a agua, nutrientes que são necessários em maiores quantidades do que os micronutrientes. Classificados na categoria dos micronutrientes temos as vitaminas e os minerais, os quais são necessários em pequenas quantidades, mas com vital importância ao bom funcionamento orgânico. Os nutrientes ainda são classificados de acordo com suas principais funções dentro do metabolismo orgânico, sendo estas funções:

  • Produção de energia - nutrientes energéticos: carboidratos, gorduras e proteínas. Sendo as proteínas utilizadas para o fornecimento de energia somente quando ocorrer a falta de carboidratos e gorduras disponíveis ao metabolismo energético.
  • Construção e manutenção dos tecidos - nutrientes construtores ou plásticos: proteínas, vitaminas e minerais.
  • Reguladores - controladores do metabolismo: vitaminas, minerais e agua.
Devido à necessidade de ingestão destes nutrientes em diferentes proporções, para que sejam satisfeitas as demandas orgânicas - de acordo com diversos fatores, tais como sexo, idade e grau de atividade física - foram desenvolvidas técnicas de manipulação destas quantidades. Estas técnicas recebem a denominação de modulação de macronutrientes, nas quais as proporções dos diversos macronutrientes são alteradas de acordo com as necessidades metabólicas decorrentes das diversas solicitações impostas ao organismo, bem como as características biológicas de cada indivíduo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, obrigada, vc me ajudou muito!

Camila Carvalho disse...

adorei'!!!! vlw!!

Anônimo disse...

i loved

Alberto A. Saveca disse...

muito bom. aproveitei bastante